Erros de informação e identificação em embalagens de despacho são uma das maiores dores de cabeça na indústria, principalmente quando se trata do peso.
Empresas que não possuem um sistema de pesagem na linha de empacotamento acabam utilizando uma estimativa padrão de peso dos produtos e da embalagem. Essa medida não é precisa e eleva as chances de erro, especialmente quando é necessário somar vários produtos dentro de uma caixa de despacho. Dez gramas de diferença no peso de um único item de achocolatado, por exemplo, pode parecer pouco, mas se transforma em toneladas no conjunto.
Dez gramas de diferença no peso de um único item pode parecer pouco, mas se transforma em toneladas no conjunto.
Equívocos na estimativa são capazes de acarretar inúmeros problemas, desde comprometimento do estoque e retrabalho das equipes de mão de obra dentro da indústria até impasses com auditorias de pesagem, reclamações do consumidor e problemas jurídicos. Se uma balança na estrada acusa o peso do caminhão de transporte diferente do apontado na nota fiscal, por exemplo, a empresa pode receber multa e ainda ser acusada de sonegação de impostos. Casos assim são graves, e acabam afetando a integridade e a reputação da marca.
O resultado financeiro também é abalado, e a empresa acaba reportando custos e ganhos de forma incorreta ou perdendo dinheiro sem saber - os chamados custos ocultos. Muitas vezes a empresa fica preocupada em negociar embalagens mais baratas, quando o real problema está no apontamento das informações dos produtos.
Se uma balança na estrada acusa o peso do caminhão de transporte divergente do apontado na nota fiscal, a empresa pode receber multa e ainda ser acusada de sonegação de impostos.
Soluções inteligentes
Tecnologia e engenharia de ponta estão disponíveis para todas as fases da linha de empacotamento. São produtos e serviços que atendem às necessidades de empresas e indústrias em processos de fechamento de caixas, identificação e rastreabilidade, e paletização. Existe um arsenal de soluções inteligentes que agregam valor e diferenciam os produtos, auxiliam na manutenção de prazos, na gestão de informações e até mesmo no equilíbrio financeiro.
Inovação tecnológica
Uma das soluções para o problema é investir em soluções de identificação e rastreabilidade. Para contornar essa questão e não correr mais riscos de divergência, o ideal é fazer uso da inovação tecnológica para verificar o peso de cada caixa e garantir a conformidade de informações.
O sistema de pesagem dinâmica, atrelado a um software de gestão de produção e um mecanismo de rejeito, é uma opção. Além de medir o peso das embalagens de despacho em movimento, em tempo real, o sistema apontará através do mecanismo de rejeito embalagens que estão fora do padrão. Por exemplo, embalagens de despacho que estão com mais ou menos produtos do que o esperado podem ser rejeitadas automaticamente através desse sistema, evitando o envio de quantias erradas para o cliente final.
Essa solução oferece precisão e comodidade. O produto segue pela esteira, passa pela balança para ser pesado e, se estiver dentro das conformidades ajustadas no sistema de software, segue para a próxima etapa. O mecanismo de rejeito separa as caixas que estão fora do padrão para que possam ser verificadas pelo operador.
O sistema é atrelado aos equipamentos e integrado ao ERP das indústrias. Ele segue uma receita de verificação, como lote, data de produção, hora, validade, quais produtos estão dentro da caixa, peso, entre outros aspectos. Tudo que estiver divergente às informações citadas é apontado para reavaliação.
Controle mais assertivo
Investir em um sistema de pesagem na linha de empacotamento agrega muitos benefícios, entre eles:
Fale com um especialista da 3M para saber como encontrar uma solução para o seu negócio.