Para que o setor industrial melhore a produtividade e a lucratividade, é preciso operar com estruturas mais otimizadas, focadas em inovação e desenvolvimento de produtos voltados para a necessidade dos consumidores para enfrentar o mercado cada vez mais competitivo. A terceirização, especialmente de processos adjacentes à atividade principal da empresa, é uma eficiente estratégia e pode aumentar as vantagens competitivas do seu negócio.
A terceirização do final de linha de produção, que envolve as atividades de empacotamento e despacho de embalagens, é um exemplo de como a empresa pode funcionar em uma estrutura mais leve e enxuta, com benefícios econômicos e operacionais que podem ser observados no dia a dia. Veja alguns pontos que podem melhorar significativamente em sua operação com a terceirização:
Mão de obra concentrada na atividade principal
Sua empresa produz alimentos? Produtos para higiene? Eletroeletrônicos? Seja qual for sua atividade produtiva, é recomendável deixar seus recursos humanos concentrados na entrega principal. Assim há espaço para inovação e crescimento da empresa e do funcionário.
Deixe as atividades secundárias na mão de fornecedores capazes de prover profissionais treinados e especializados. Assim é possível garantir eficiência e alto desempenho de ponta a ponta.
Manutenção preventiva, corretiva ou autônoma?
A empresa contratada para o fornecimento de equipamentos de embalagem deve prever uma rotina de inspeções desenhada de acordo com as características do seu negócio. É importante que o fornecedor inclua visitas de manutenção preventiva. Isso evita que o equipamento fique parado por longas horas por mau funcionamento e prejudique o ritmo de produção.
Quando uma manutenção corretiva é necessária, contar com mão de obra especializada - que sabe exatamente o que deve ser feito no equipamento - acelera acentuadamente o processo.
Algumas empresas ainda preferem trabalhar com manutenção autônoma. Nesses casos, é necessário investir em constante capacitação para que a equipe fique o mais independente possível. É comum ver empresas que partiram para esse modelo concentrarem seus esforços no que faz parte do core business, terceirizando as outras atividades adjacentes - como as relacionadas à linha de empacotamento.
Sem dor de cabeça com reposições
Um ponto que costuma gerar problemas é a reposição de materiais dos equipamentos da linha de produção. O fornecedor terceirizado e especializado encarrega-se dessa rotina de reposições, sabe de quanto em quanto tempo é preciso substituir peças e evita que o equipamento fique parado, o que impacta nos índices de OEE (Overall Equipment Effectiveness).
Com quadros de funcionários cada vez mais enxutos, terceirizar essa responsabilidade é uma alternativa para garantir a eficiência e produtividade, pois retira da empresa o gerenciamento e os custos da alta rotatividade e qualificação da mão de obra especializada.
Economia em todos os aspectos
Todos os aspectos mencionados trazem economia às empresas que terceirizam a manutenção dos equipamentos de embalagem. Há o melhor aproveitamento da mão de obra na atividade principal e operação com menos pausas para manutenção ou por falta de peças e materiais, o que significa evitar prejuízos.
A 3M tem um portfólio completo de soluções para embalagens e a linha de empacotamento, que incluem não só os insumos, mas também o suporte de engenharia e a terceirização da manutenção dos equipamentos fornecidos.
Fale com um especialista da 3M para saber como encontrar uma solução para o seu negócio.
Falar com um especialista da 3M