male dishwasher washing a large baking sheet in a commercial grade sink

A limpeza do seu restaurante nunca sofreu tantas mudanças

Limpeza de restaurantes e a pandemia de COVID-19

Quando se trata da limpeza do seu restaurante, as expectativas são mais altas do que nunca. É hora entender como mantê-lo limpo e desinfetado, para que você possa manter seus clientes e funcionários seguros.

De todas as áreas afetadas pela COVID-19, o setor de serviço de alimentos provavelmente foi o mais atingido. Como se trata de um negócio que depende da limpeza, sanitização e segurança, além da interação com o público, uma crise de saúde dessa magnitude estava destinada a mudar os seus processos, principalmente a maneira como o mantemos limpo.

É provável que você já tenha tomado algumas medidas para seguir os regulamentos e aumentar os procedimentos de limpeza, mas em circunstâncias que mudam tão rapidamente, é importante revisar regularmente essas práticas conforme a situação se desenvolve.

  • Higiene das mãos e uso de luvas

    Embora a limpeza, a higiene e a sanitização sempre tenham sido importantes para o setor de serviço de alimentos, a pandemia deixou claro como esses esforços são cruciais para a saúde e a segurança de todos. Os estabelecimentos envolvidos com alimentos e sua preparação devem tomar precauções extras para proteger a si mesmos e ao público em geral.

  • male chef washing his hands with disinfectant bottles displayed in background.
    • Tudo começa com a sua equipe. Seus funcionários estão em uma posição extremamente vulnerável. Certifique-se de que todos os membros de sua equipe entendam e sigam as diretrizes preventivas estabelecidas pelo Ministério da Saúde no trabalho e em casa, incluindo:


      • Lavar com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienizar com álcool em gel 70%
      • Ao tossir ou espirrar, cubrir o nariz e a boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo
      • Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção com as mãos não higienizadas
      • Manter distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social
      • Se estiver doente, evitar contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos
  • Limpeza, desinfecção e sanitização

    Manter um restaurante limpo normalmente pode ser uma tarefa desafiadora, e a pandemia de COVID-19 a tornou ainda mais difícil. No entanto, ao nos mantermos atualizados sobre os regulamentos, revisando regularmente as práticas e melhorando nossos processos, podemos superar essa situação desafiadora juntos.

    Várias organizações de saúde e segurança - incluindo o Ministério da Saúde, a OMS (Organização Mundial da Saúde) e outras instituições internacionais - emitiram orientações específicas para locais de trabalho com o objetivo de prevenir a propagação do vírus e limitar a exposição. É altamente recomendável que todos os pontos de "alto contato", como maçanetas, corrimãos e balcões, sejam limpos frequentemente com desinfetantes registrados pela ANVISA, recomendados para o uso contra o SARS-CoV-2.

    Você provavelmente já aumentou sua frequência de limpeza, mas como muitos restaurantes operam exclusivamente com delivery, pode ser fácil ignorar as áreas de risco. Fazer um mapa das “zonas de contato” na frente e nos fundos do estabelecimento, banheiros e todos os locais intermediários, junto com um cronograma de limpeza, pode garantir que nada seja esquecido.

  • man wearing a hazmat suit disinfecting commercial cooking hood ranges.

    Em termos de preparação de alimentos, a OMS relata que temperaturas entre 60° e 66°C ou mais são suficientes para matar a maioria dos vírus, o que significa que cozinhar e lavar a louça cuidarão da maioria dos riscos potenciais. Mas limpar as superfícies de preparação de alimentos apresenta um desafio diferente. Os desinfetantes geralmente não são seguros para alimentos e podem exigir longos períodos de permanência antes de enxaguar. Nessas circunstâncias, as superfícies de contato com alimentos devem ser regularmente limpas e higienizadas, para remover os patógenos a um nível seguro, e então totalmente desinfetadas sempre que possível.

  • Organização e comunicação

    Embora a limpeza seja vital para o seu negócio, também é importante manter-se organizado. Com tantas mudanças em tão pouco tempo, é fácil que detalhes importantes passem despercebidos e fiquem fora de seu controle. Desde as necessidades administrativas e de programação, até pedidos de fornecimento e procedimentos de retirada e entrega, você provavelmente teve que repensar muitas de suas estruturas internas nos últimos anos, mas também deve rever regularmente seus processos e estar preparado para mudar. Quanto mais rápido se adaptar, mais provável é que você e seu restaurante superem eficazmente cada desafio.

  • female restaurant barista on a laptop taking time to communicate with restaurant followers and patrons online.

    Agora é também a hora de reforçar e construir sua presença na web, aumentando a frequência das suas postagens. Certifique-se de que seu site esteja atualizado e funcionando, e coloque as informações mais importantes em primeiro plano, como, por exemplo, quem você é, qual é o seu horário de funcionamento, como fazer um pedido e quais são as precauções de limpeza e segurança que o seu restaurante está tomando.

    Não se esqueça de usar as mídias sociais para interagir com seus clientes, responder a perguntas e informá-los sobre o que você está fazendo. Além de manter seus clientes informados, expandir sua presença na web é extermamente importante para o crescimento do seu negócio.

    Embora ainda não saibamos todas as consequências da pandemia, o que sabemos é que mudar nossos comportamentos para manter nossos estabelecimentos limpos e higienizados faz a diferença. Cumprindo os regulamentos, aumentando a frequência e o rigor da limpeza e estando preparados para mudanças rápidas, podemos sair dessa mais fortes do que nunca.


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