O tempo de inatividade é um tempo perdido. O equipamento errado, a falta de suprimentos disponíveis, os sistemas ineficientes, a equipe mal treinada e a comunicação ruim... todos ou qualquer um desses fatores podem diminuir drasticamente o seu rendimento.
Mesmo que a produtividade seja uma preocupação chave para qualquer negócio, ela é absolutamente crítica para os proprietários de restaurantes. Em um negócio de serviços que depende quase que por completo da experiência do cliente, uma única perda de eficiência tem um verdadeiro efeito dominó. Em toda a cozinha e restaurante, o sucesso está em ajudar aos funcionários a serem eficientes no seu trabalho, proporcionando-lhes as ferramentas adequadas e cobrindo uma série de critérios voltados para cumprir a promessa da sua marca.
"O seu restaurante deve ser uma máquina bem engessada", diz Laura MacLeod, ex-funcionária de um restaurante e fundadora do From the Inside Out, uma consultoria que ajuda as empresas a melhorar a comunicação e a produtividade. Dado que os custos médios de funcionamento de um restaurante podem diminuir com o aumento da eficiência, é necessário estar atento. Estes cinco conselhos para cozinhas podem te ajudar a otimizar as operações do seu restaurante e ir além.
O uso de um equipamento inadequado ou de ferramentas desgastadas pode causar grandes problemas ao seu restaurante. Se os utensílios e os aparelhos de cozinha quebram ou são difíceis de usar, os funcionários podem perder tempo ou se frustar. O uso de uma ferramenta incorreta pode causar lesões involuntárias e possivelmente deixar o restaurante exposto a riscos legais. Além disso, o uso de produtos de limpeza ineficazes pode tomar um tempo extra e ser incômodo aos empregados.
"Há que ter em conta o custo do tempo dos trabalhadores", diz Carolina Bautista-Brown, ex-diretora de marketing do negócio de produtos alimentícios da 3M. Se você utiliza soluções de limpeza ou esponjas que não removem bem a graxa ou que fazem com que os trabalhadores demorem mais para limpar a grelha, você não só está frustando o seu pessoal, mas também está aumentando os custos da folha de pagamento, explica. Invista em produtos eficientes que ajudem os seus funcionários a fazer bem o seu trabalho. Isso também pode levar a uma menor rotação do pessoal e a que os empregados estejam felizes e interajam melhor com os clientes.
As vezes, o simples acontecimento de ficar sem estoque de um produto ou suprimento pode diminuir a eficiência e perder clientes. MacLeod ressalta que pode ser tão simples quanto ficar sem xícaras de café para viagem. Pense no tempo que a equipe gasta procurando suprimentos, apenas para descobrir que o estoque acabou e que o restaurante não pode vender a comida ou a bebida conforme estava previsto. Não se perde só tempo, mas também vendas e possíveis pedidos futuros desse cliente, explica.
Além disso, considere a possibilidade de investir em produtos duráveis que se conservem mais tempo, diz Bautista-Brown. Produtos como esfregões podem ser reutilizados com mais frequência, reduzindo o desperdício e os custos de reposição. Eles também ocupam menos espaço de armazenamento e são menos propensos a estragar, diminuindo os riscos de contaminação dos alimentos.
Acredite em sistemas que garantam que os ingredientes, suprimentos e outros bens necessários para gerir o seu restaurante estejam sempre à mão, recomenda Bautista-Brown. Estabeleça níveis de reposição baseados no tempo que os fornecedores demoram para repor o que você necessita. Além disso, considere a possibilidade de criar uma lista de artigos que devem ser revisados e um sistema de acompanhamento para assegurar que os pedidos sejam feitos no momento oportuno e atribua essa responsabilidade a um membro da equipe.
Os sistemas podem aumentar a eficiência em praticamente todas as áreas do seu restaurante. A criação de sistemas para distribuir assentos, fazer reservas e receber as reclamações dos clientes pode te ajudar a agilizar essas tarefas e a garantir que, independentemente de quem se encargue do assunto, os clientes possam esperar por uma experiência uniforme, afirma MacLeod.
Em muitos restaurantes, os treinamentos se realizam de maneira informal. Inclusive um garçom treinado pode se esquecer de treinar um novo funcionário em todas as práticas e políticas do restaurante.
Para evitar isso, um manual de treinamento ou pelo menos uma lista de verificação pode ser muito útil. Ao documentar as áreas nas quais deve se formar um garçom, o restaurante pode assegurar que o novo funcionário conheça todas as práticas e políticas existentes no restaurante. Dado que os clientes esperam cada vez mais sair satisfeitos da sua experiência, este enfoque pode ser muito valioso, sustenta MacLeod.
Ao escolher novos equipamentos ou suprimentos, alterar o cardápio ou mudar as políticas, a comunicação com o seu pessoal é essencial, diz MacLeod. Fazer mudanças sem avisar aos funcionários pode fazer com que se sintam menos comprometidos e afetar suas interações com os clientes. Ao invés disso, manter canais de comunicação abertos pode dar lugar a ideias inovadoras e melhores formas de fazer as coisas.
Os deveres e responsabilidades do chefe de cozinha são variados e importantes. Melhorar a produtividade reforça a experiência dos clientes e os resultados do seu restaurante. Assegure-se de tomar as medidas adequadas para apoiar os seus funcionários e verá como aumenta a sua eficiência e compromisso.
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