Montagem de plásticos de alta energia superficial no design do projeto.
Plásticos de alta energia superficial, como ABS, acrílico, policarbonato, nylon, compositos e poliéster, são muito comuns na fabricação porque abrem novos caminhos para os projetistas. Esses plásticos são usados em montagens duráveis que podem resistir a ambientes críticos, como uso industrial ou ciclos climáticos. Eles são de baixo custo, fortes e resistentes, mas também são leves e podem ser facilmente moldados em formas complexs para atender a necessidades de projeto específicas. E como têm energias superficiais relativamente altas, esses tipos de plástico são bem simples para serem fixados com adesivos e fitas.
Os plásticos de alta energia oferecem mais flexibilidade de design do que os metais para criar formas complexas. Eles oferecem um desempenho único e funcionam bem em uma ampla faixa de temperatura. Esses plásticos são muito resistentes, o que permite que eles sejam usados em aplicações com exposição a intempéries e UV e, além disso, oferecem boa resistência à fadiga.
A principal vantagem dos plásticos de alta energia em relação aos metais é o peso reduzido, ao mesmo tempo em que mantêm determinadas propriedades de desempenho. Esses plasticos também reduzem o custo, embora não seja o de custo mais baixo dentre as matérias-primas. Os plásticos podem ser moldados em formas complexas sem os custos de estampagem, perfuração, dobra ou outros processos necessários para metais. Por fim, como quase sempre pesam menos que o metal, essas formas também custam menos para serem enviadas.
Estes são alguns dos melhores adesivos e fitas a serem usados na fixação de plásticos de alta energia superficial. Saiba mais sobre cada tecnologia em destaque usando os links abaixo.
Com fitas 3M™ VHB™, você pode manter a consistência do projeto à construção do produto, eliminando fixadores visíveis, ao mesmo tempo em que cria rápida e facilmente uma fixação duradoura cuja resistência, na verdade, aumenta ao longo do tempo. Com a capacidade de fixar uma grande variedade de materiais, elas oferecem soluções de fixação resilientes em praticamente qualquer projeto que você possa imaginar.
Os adesivos acrílicos estruturais 3M™ Scotch-Weld™ podem aumentar a produtividade e melhorar o desempenho, oferecendo fixações fortes e seguras com tempos de cura rápidos e estética aprimorada. Os adesivos acrílicos estruturais 3M™ podem oferecer alta resistência a impactos, baixo odor e até 18 meses de vida útil sem necessidade de refrigeração.
As fitas finas são sensíveis à pressão com adesivo em ambos os lados. Elas são ideais para superfícies lisas e planas e normalmente são usadas em peças estampadas, como moldes de computadores, smartphones, TVs de tela plana, borrachas de vedação e painéis de controle.
Os fechos reposicionáveis são usados em situações nas quais as peças precisarão ser removidas ou reposicionadas, como painéis de acesso, interiores de elevadores ou painéis de instrumentos de veículos.
Energia superficial é uma propriedade física da superfície do substrato que determina se um adesivo terá boa interação com este. Para um líquido se espalhar e molhar a superfície a sua tensão superficial tem que ser muito menor que a energia superficial do substrato. Por exemplo, em um material com alta energia superficial, a água vai se espalhar e molhar a superfície. Em um material com baixa energia superficial, a água não irá se espalhar. Um adesivo deve molhar o substrato para ter boa fixação. Os plásticos de alta energia superficial são relativamente fáceis de fixar. Uma preparação superficial simples pode melhorar ainda mais a energia superficial, mas, em muitas aplicações, isso não é necessário.
Cada tipo de plástico tem suas propriedades específicas. Aqui está um resumo dos principais tipos e de suas propriedades de fixação.
Compositos são materiais plásticos feitos de uma fibra ou um tecido de reforço e uma resina. A fibra costuma ser de vidro ou carbono, e a resina normalmente é de poliéster ou epóxi. Os compositos proporcionam excelente relação força-peso, tornando-os ideais para aeronaves, placas de circuitos eletrônicos e aplicações de equipamentos esportivos de alto desempenho. Eles normalmente são fáceis de fixar, mas é importante correlacionar o adesivo às exigências tanto da resina quanto da aplicação específica.
Forte, resistente e transparente, com resistência relativamente alta à temperatura, o policarbonato é usado em muitas aplicações, uma vez que pode ser extrusado, moldado ou termoformado. O policarbonato tem uma energia superficial relativamente alta, mas costuma ter um revestimento resistente a arranhões que pode complicar a seleção do adesivo.
Tão comum quanto fibra e tecido, o nylon é, na verdade, uma família de materiais reforçados, fortes e resistentes à temperatura, normalmente usados em componentes automotivos e elétricos. O nylon tem uma energia superficial relativamente alta para um plástico, mas tipos diferentes têm exigências de fixação diferentes, e desmoldantes podem ser uma preocupação especial.
Um terpolímero feito de acrilonitrila, butadieno e estireno, ABS apresenta boa rigidez e resistência ao impacto. Ele é facilmente moldado e usado em uma grande variedade de bens de consumo. O ABS nos EUA costuma ser fácil de fixar, mas a energia superficial varia de acordo com o grau, no Brasil as porcentagens dos três monômeros são diferentes, esse plástico costuma ser uma blenda o que o torna de baixa energia superficial.
Transparente, resistente a quebra e fácil de moldar ou cortar, o acrílico PMMA é muito usado como um substituto de vidro e também costuma ser usado em comunicação visual. O acrílico é fácil de fixar, mas um revestimento resistente a riscos pode apresentar desafios.
A maioria dos poliuretanos é de polímeros termoendurecíveis que não derretem quando aquecidos, embora os poliuretanos termoplásticos estejam disponíveis. O uretano é muito usado para fabricar produtos de espuma e borracha para itens como almofadas e borrachas de vedação. Ele também é usado para fabricar adesivos de uretano e, por isso, é comparativamente fácil de fixar.
Facilmente formado e amplamente usado como fibra, tecido, filme e garrafa, o poliéster é muito usado em componentes elétricos e eletrônicos e na fabricação de compositos. O poliéster tem uma energia superficial relativamente alta, mas determinadas aplicações têm considerações especiais para fixação, como revestimento em gel em cascos de barcos de poliéster/fibra de vidro.
Também chamado de vinil e usado em tubos de drenagem, calhas, portas, caixilhos de janelas, tapumes e cartões de crédito, o PVC rígido é relativamente fácil de fixar. O PVC flexível é mais difícil de fixar, e os dois às vezes são confundidos. Por isso, é importante descrever precisamente o seu substrato.
Durante a determinação de qual adesivo apresentará o melhor desempenho, costuma ser muito útil levar em consideração o tipo de montagem. Os seis tipos de montagem mostrados abaixo têm características de projeto diferentes que normalmente determinam o melhor adesivo ou fita.
Precisa de ajuda para encontrar o produto certo para o seu projeto? Entre em contato conosco caso você precise de informações técnicas, de produtos ou de aplicação, ou para tirar dúvidas com um de nossos especialistas técnico da 3M. Você também pode ligar para 0800-123-2333 ou através do e-mail falecoma3m@mmm.com