Retire o IB da embalagem e sele-a novamente. Verifique se a ampola do meio de cultura está intacta e se as listras indicadoras na tampa estão azuis.
Coloque o IB e o indicador químico (IQ) no sistema de barreira estéril (SBE) indicado para uso nos processos de esterilização por peróxido de hidrogênio vaporizado (VH2O2).
Sele o SBE e coloque-o no esterilizador (no local indicado pelo fabricante) com o lado branco voltado para cima. Processe a carga conforme recomendado pelo fabricante do esterilizador.
Após a conclusão do ciclo, inspecione e verifique se a ampola do meio de cultura está intacta e se as listras indicadoras na tampa do IB ficaram na cor rosa. Identifique o IB anotando na etiqueta.
Posicione o IB no quebrador de ampolas, aperte o ativador para fechar a tampa do IB e quebrar a ampola com o meio de cultura.
Remova o IB e agite para garantir que o meio de cultura desça para a câmara de crescimento.
Verifique se o meio de cultura foi transferido para a câmara de crescimento do IB no fundo da ampola.
Posicione o IB ativado em qualquer poço. O painel frontal mostra os
minutos restantes de incubação ou os resultados do
teste.
NÃO REMOVA O IB até que o símbolo (+) ou (-) indique que o teste foi
concluído.
IB para controle positivo (ou piloto) |
---|
Tanto no caso de vapor quanto no de VH2O2, todos os dias que um IB processado for incubado, ative e incube um IB não processado como controle positivo (piloto). O IB de controle deve ser do mesmo lote do IB processado. |
Resultados após a incubação |
|
Minutos restantes de incubação |
OBSERVAÇÕES:
O Indicador Biológico de Leitura Super Rápida para VH2O2 3M™ Attest™ 1295 é designado para monitoramento de rotina e qualificação do processo de esterilização por Peróxido de Hidrogênio Vaporizado (VH2O2) dos esterilizadores e ciclos de esterilização conforme indicados abaixo (atualizado em agosto de 2022). Possui tempo de resposta super rápida final negativa em 24 minutos, por método de fluorescência. Para leitura do IB, deve ser utilizado em conjunto com a Auto Leitora para Vapor e VH2O2 3M™ Attest™ 490DR, com a versão de software 4.0.0 ou superior, ou com a Mini Auto Leitora para Vapor e VH2O2 3M™ Attest™ 490 (M). Cada caixa contém 30 ampolas.
O Indicador Biológico de Leitura Super Rápida para VH2O2 3M™ Attest™ 1295 pode ser utilizado com os seguintes sistemas: Sistemas STERRAD@ 100S, STERRAD@ NX@ (ciclos padrão e avançado), STERRAD@ NX@ com Tecnologia AllClear™ (ciclos padrão e avançado), STERRAD@ 100NX@ (ciclos padrão, flexível, expresso e Duo), STERRAD@ 100NX@ com Tecnologia AllClear™ (ciclos padrão, flexível, expresso e Duo); Sistema de esterilização a baixa temperatura STERIS@ V-PRO@ 1 (ciclo de lúmen), 1 Plus (ciclos de lúmen e não lúmen), maX (ciclos de lúmen, não lúmen e flexível), 60 (ciclos de lúmen, não lúmen e flexível), maX 2 (ciclos de lúmen, não lúmen, flexível e rápido não lúmen), s2 (ciclos rápidos, lúmen, não lúmen e flexível); STERIZONE VP4 Sterilizer (ciclo 1); MATACHANA@ 50HPO, 130HPO-1 e 130HPO-2; e Baumer (PHB 105 Litros).
O Indicador Biológico de Leitura Super Rápida para VH2O2 3M™ Attest™ 1295, do tipo autocontido, consiste em uma ampola polimérica de policarbonato transparente, que confere alta resistência mecânica, fechada por uma tampa rosa com aberturas laterais cobertas por uma etiqueta-filtro hidrofóbica, permeável ao agente esterilizante e que evita a contaminação do meio externo para o meio interno. Possui etiqueta de identificação e, na parte superior da tampa, há um indicador químico de processo com faixas de cor azul, que após a exposição ao VH2O2, muda para a cor rosa, para diferenciar as ampolas processadas das não processadas. Não é fabricado com adição intencional de chumbo.
Internamente a essa ampola plástica, há uma ampola de vidro lacrada, com caldo nutriente, uma câmara de crescimento, contendo uma película plana de material não tecido, com uma população microbiana mínima de 1.000.000 milhões (106) de esporos secos e quantificados do Geobacillus stearothermophilus – American Type Culture Collection (ATCC) 7953 com certificado de Qualidade Assegurada, que acompanha cada caixa.
O IB cumpre com os requisitos de desempenho da Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization – ISO), nas normas ISO 11138-1, 2017.
A RDC 15, de 2012, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), determina que o monitoramento do processo de esterilização com IB seja realizado diariamente, em pacote desafio disponível comercialmente ou construído pelo CME; nas cargas com implantes e nas qualificações. Deve-se identificar cada carga em espera (quarentena) e não liberá-la sem o resultado final negativo – mandatório para implantes.
O Instituto Nacional Americano de Padronizações (American National Standards Institute – ANSI) e a Associação para o Avanço da Instrumentação Médica (Association for the Advancement of Medical Instrumentation – AAMI) na ANSI/AAMI ST 58, 2013 recomenda que o IB deve ser realizado diariamente, de preferência em todo ciclo de esterilização. A AORN Guideline for Sterilization – Diretrizes para Esterilização da AORN – recomenda que o IB deve ser realizado diariamente em cada tipo de ciclo, de preferência em cada carga.
Apresentação
Cada caixa possui dados de identificação, lote, data de fabricação, prazo de validade, certificado de Qualidade Assegurada e instruções de uso. No Brasil, os IB e IQ não são considerados produtos para a saúde, não sendo necessário seu registro junto à ANVISA. Prazo de validade: 2 anos (consulte as condições de armazenamento).