Escolher protetores auditivos para seus funcionários dentre centenas de diferentes tipos, estilos, formatos e tamanhos de dispositivos pode ser um desafio. Mas a 3M pode ajudar.
Atenuação convencional
A redução de ruídos fornecida por protetores auditivos convencionais é a mesma independentemente do nível do ruído. Estes dispositivos são projetados para fornecer ao funcionário uma quantidade consistente de atenuação ao longo do dia do trabalho.
Atenuação dependente do nível
A redução de ruídos proporcionada por protetores auditivos dependentes do nível varia de acordo com o nível do ruído. Este tipo de protetor oferece mais redução de ruídos em altos níveis de ruído e é particularmente eficaz para:
Os protetores auditivos dependentes de nível de ruído podem ser não eletrônicos (passivos) ou eletrônicos (ativos). Os dispositivos de proteção auditiva dependentes de nível eletrônico contam com microfones ambientais para capturar sons de baixo nível. O usuário pode ajustar o volume dos sons recebidos ao seu nível de audição desejado.
Atenuação uniforme
Os ruídos de baixa frequência (graves) são reduzidos aproximadamente na mesma quantidade dos ruídos de alta frequência (agudos) para produzir uma qualidade de som mais natural. Originalmente projetados para os músicos, estes dispositivos também podem ser usados na conservação de audição ocupacional. Os dispositivos de proteção auditiva com atenuação mais uniforme proporcionam uma menor redução de ruído em geral e podem ser uma boa opção para funcionários com menores exposições a ruídos.
Se os protetores auditivos não forem confortáveis, fáceis de usar ou interferirem excessivamente na capacidade de audição dos trabalhadores, a porcentagem de tempo que os funcionários usam a proteção auditiva, conhecida como tempo de uso, pode diminuir. Mesmo os melhores protetores auditivos podem não ser usados caso não forem convenientes e compatíveis com o trabalho que está sendo feito e as roupas e outros EPIs sendo usados. Os trabalhadores não só precisam estar protegidos de ruídos nocivos, mas também precisam poder ouvir e se comunicar no trabalho.
Os trabalhadores que precisam colocar a proteção auditiva rapidamente ou que tiram e colocam a proteção auditiva muitas vezes ao dia também podem se beneficiar dos protetores auditivos tipo inserção, pois são protetores auditivos com cordões "prontos para usar" e são rápidos e fáceis de colocar.
Os abafadores de montagem no capacete também facilitam a conformidade com as políticas de proteção auditiva, especialmente para as pessoas que removem e reutilizam repetidamente suas proteções auditivas.
Os funcionários que usam a proteção auditiva também podem precisar usar outros tipos de proteção, como a proteção respiratória, ocular, facial e de cabeça. Planeje como esses diferentes tipos de Equipamentos de Proteção Individual serão usados em conjunto e avalie as escolhas, a fim de garantir que o desempenho exigido de um tipo de Equipamentos de Proteção Individual não seja comprometido pelo uso de outro. Os adaptadores para fixar os abafadores aos capacetes e protetores faciais podem ser uma maneira de minimizar esse problema em muitos casos. Quando os adaptadores não estão disponíveis ou não são práticos, uma alternativa conveniente são os abafadores com haste de nuca, juntamente com protetores auditivos com cordões. Note que a interferência que os abafadores sofrem, tais como com óculos de segurança, acessórios de cabeça (como bonés ou bandanas), ou outros itens podem resultar na perda de atenuação de vários dB, por isso, os protetores auditivos do tipo inserção devem ser considerados como uma alternativa.
A compatibilidade com o trabalho sendo realizado também é essencial. Em situações com sujeira e poeira, prefira os protetores auditivos removíveis e laváveis, ou até mesmo os tipo concha. No setor alimentício, às vezes são necessários protetores auditivos tipo concha para ajudar os empregadores a evitar a contaminação por protetores auditivos e cordões.
Alguns funcionários costumam se preocupar se poderão ouvir quando estiverem usando a proteção auditiva. Embora seja verdade que os usuários de dispositivo de proteção auditiva não ouvirão tanto quanto se estivessem sem a proteção auditiva, na maioria dos casos, as pessoas com audição normal poderão ouvir o suficiente com a proteção auditiva se:
Para situações com muito barulho, os protetores auditivos podem permitir que você ouça a um nível mais confortável, assim como os óculos de sol ajudam a ver mais nitidamente em um dia ensolarado.
Quando o ruído do local de trabalho atinge 90 dBA e mais, é preciso gritar para se comunicar. Sem a proteção auditiva, seus ouvidos não conseguem processar facilmente os gritos e ruídos, e a capacidade de ouvir nitidamente a conversa é reduzida. Seus ouvidos estão, literalmente, sobrecarregados de som. Além disso, você pode estar sofrendo uma perda auditiva temporária, piorando o problema.
É como ir à praia sem óculos de sol. Seus olhos ficam sobrecarregados de luz, dificultando ver com nitidez.
Ao usar uma proteção auditiva, os sons muito altos são reduzidos a um nível mais confortável. Neste nível, seus ouvidos podem processar o ruído, a conversa e os sons de aviso importantes com mais naturalidade e menos distorção.
É como usar óculos de sol na praia. Os óculos de sol amenizam a luz até um nível que seus olhos conseguem processar o que você está vendo com menos distorção.
No entanto, usar protetores auditivos de alta atenuação em situações de pouco ruído (abaixo de 85 dBA, por exemplo) pode resultar na superproteção e causar uma redução indesejável na capacidade de ouvir e de se comunicar.
É como usar óculos de sol após o pôr-do-sol ou em um dia nublado. Quando há níveis muito mais baixos de luz, o uso de óculos de sol resulta na superproteção e pode dificultar a visão.
Com a proteção auditiva, a ideia é equilibrar a atenuação e a percepção situacional, ou seja, a capacidade de ouvir o que está acontecendo no local de trabalho. Os protetores auditivos dependentes de nível podem ajudar os funcionários que demonstram dificuldade em detectar sons importantes e de se comunicar enquanto usam dispositivos de proteção auditiva. Para aqueles que precisam se comunicar por rádio ou por telefone, os protetores auditivos que se conectam a rádios bidirecionais externos e unidades que combinam dispositivos sem fio permitem manter-se conectado e protegido ao mesmo tempo.
Tipo Inserção
A espuma macia deeve ser roletada anted de ser inserida na orelha.
Protetores auditivos higienizáveis com flanges flexíveis e elásticas ligadas a uma haste.
As conchas de plástico fixadas a uma haste ajustável cobrem as orelhas para ajudar a bloquear o som. As almofadas macias vedam a lateral da cabeça do usuário.
Em alguns casos, os protetores auditivos dependentes de nível podem ajudar a proporcionar aos trabalhadores com perda auditiva uma melhor consciência situacional e ajudá-los a trabalhar com segurança mediante ruídos enquanto usam a proteção auditiva.
Alguns recursos para aprender mais sobre as opções de proteção auditiva para trabalhadores com perda auditiva:
NOTA IMPORTANTE: Sempre consulte as Instruções de uso e siga as leis e regulamentos locais. Este site contém uma visão geral das informações comuns e não deve ser utilizado como base para tomar decisões específicas. Ler estas informações não concede a proficiência em segurança e saúde. As informações são atualizadas mediante a data de publicação e os requisitos podem mudar no futuro. Não se baseie unicamente nestas informações, pois o conteúdo vem normalmente acompanhado de informações adicionais e/ou esclarecedoras. Todas as leis e regulamentos aplicáveis devem ser seguidos.