A 3M oferece uma variedade de proteções respiratórias para quase todos os ambientes de trabalho. De nossos respiradores descartáveis que ajudam a filtrar partículas, a respiradores reutilizáveis que oferecem proteção contra gás e vapor, a sistemas motorizados de ar e sistemas de fornecimento de ar que fornecem um fluxo constante de ar filtrado, nossos respiradores permitem que você escolha o nível de conforto, proteção, estilo e manutenção de que você precisa para trabalhar com segurança.
Use nosso guia seletor de respirador para ajudar a escolher o respirador que você precisa.
Para começar, é preciso saber qual tipo de contaminante está presente no ambiente de trabalho.
Particulados: são contaminantes gerados a partir de processos mecânicos, como poeiras, névoas, fumos e radionuclídeos.
Exemplo de aplicação: lixamento, desbaste e solda.
Químicos: são contaminantes gerados a partir da manipulação de compostos químicos, como vapores orgânicos e gases ácidos.
Exemplo de aplicação: manipulação de solventes.
Particulados e Químicos: são contaminantes que geram particulados e químicos em conjunto no mesmo processo.
Exemplo de aplicação: processo de pintura e aplicação e agrotóxicos.
Agora que você já sabe quais são os tipos de contaminantes, veja abaixo qual modelo de respirador pode usar em sua empresa:
Em seguida, é necessário determinar o tipo de cobertura facial. Para isso, deve ser determinado o fator de proteção mínimo requerido (FPMR) na sua área de trabalho, de acordo com o seguinte cálculo:
FPMR = Concentração Área/ Limite de Exposição
Sendo que a cobertura facial deve ter Fator de Proteção Atribuído (FPA) maior que o FPMR calculado.
Veja abaixo os Fatores de Proteção Atribuído (FPA) dos respirador:
E agora? Ficou mais fácil identificar qual respirador você vai utilizar na sua empresa?
Aplicações e perigos
Partículas sólidas ou líquidas, por exemplo, poeira, névoas, fibras, vapores ou bioaerossóis.
Substâncias que, à temperatura ambiente, se expandem para preencher o espaço ou compartimento, por exemplo, amônia, cloro ou formaldeído. Fase gasosa de uma substância que normalmente é um sólido ou líquido em temperatura ambiente, por exemplo, vapores de solvente.
Fase gasosa de uma substância que normalmente é um sólido ou líquido em temperatura ambiente, por exemplo, vapores de solvente.
Gases ou vapores não perigosos, por exemplo, níveis de exposição inferiores aos limites de exposição ocupacional relevantes.
Você sabe se seus funcionários estão usando um respirador adequado? O centro para proteção respiratória da 3M contém as ferramentas para ajudar a que os programas de segurança atinjam suas metas de segurança respiratória.
Quer se manter atualizado sobre as Soluciones de EPIs da 3M e receber conteúdos relacionados a Saúde e Segurança Ocupacional?
Ocorreu um erro ao enviar. Por favor, tente novamente mais tarde.
Seu formulário foi enviado com sucesso.