Imagine que vai dirigindo por uma estrada rural de duas faixas. É noite. A estrada está pouco iluminada. Os faróis dos carros que vêm em sentido contrário atrapalham, fazendo com que seja ainda mais difícil visualizar a estrada a sua frente. Você faz tudo o possível para permanecer na sua faixa e na estrada.
Então começa a chover.
A maioria dos motoristas enfrentaram circunstâncias semelhantes e compreendem o quão difícil pode ser visualizar as marcações das faixas nessas condições. De fato:
Em condições noturnas e chuvosas, as marcações de pavimento que definem as faixas podem se tornar difíceis de visualizar. E a marcação do pavimento desempenha um papel fundamental em ajudar os motoristas a dirigir, ficar nas faixas correspondentes e chegar a casa sãos e salvos.
Então, por que exatamente as marcações de pavimento são mais difíceis de visualizar à noite e sob a chuva?
Para compreender por quê as marcações de pavimento podem ser tão difíceis de visualizar em condições noturnas e chuvosas, é útil saber mais um pouco sobre o que faz com que as marcações de pavimento sejam visíveis. Em geral, as marcações de pavimento são embutidas com esferas de vidro retrorrefletivas (óticas) projetadas para refletir os faróis de um veículo de volta para o motorista. Isto faz com que as faixas de pavimento sejam visíveis à noite para o motorista que dirige na estrada.
Diferentes óticas retrorrefletivas são melhores para refletir a luz em condições diversas, porém, não é possível que apenas uma esfera seja otimizada tanto para condições secas como úmidas. Os tipos mais comuns de marcações de pavimento utilizam óticas retrorrefletivas com um índice de refração (IR) de 1,5; projetadas, mas não otimizadas para condições secas.
Quando está chovendo, a ótica é rodeada pela água em vez de pelo ar, e a água tem um IR maior que o ar. Como resultado, a luz dos faróis é dispersa num cone menor e mais amplo e pouca luz é refletida de volta para o veículo. Isto reduz substancialmente a visibilidade das faixas da estrada.
Na última década, as marcações de pavimento foram desenvolvidas para proporcionar uma visibilidade excepcional em todo tipo de condições, seja durante o dia ou noite, sob a chuva ou frente a brilhos intensos. Estas marcações de pavimento refletivas em áreas úmidas utilizam uma ótica retrorerrefletiva com um IR de 2,4. O óticas com um IR maior neutralizam o efeito da água ao criar um cone mais estreito de luz refletida. Portanto, conseguem refletir mais luz de volta para os olhos do motorista, sendo visíveis em condições úmidas, nas quais outras marcações seriam difíceis de visualizar. Conforme uma pesquisa recente do Departamento de Transportes dos Estados Unidos, as marcações refletivas em áreas úmidas auxiliam na diminuição de até 46% de acidentes rodoviários em condições úmidas.
As marcações de pavimento refletivas em áreas úmidas também incluem uma ótica avançada com um IR de 1,9 que proporciona máxima eficiência de retrorrefletividade e maximiza a visibilidade em condições secas. Isso é vantajoso para os motoristas e ajuda a melhorar a performance dos veículos equipados com os Advanced Driver Assistance Systems (ADAS), tais como o Lane Departure Warning (LDW) e o Lane Keep Assist (LKA).
Os veículos equipados com estas características estão se tornando cada vez mais comuns. Conforme a SBD Automotive, “no mercado dos Estados Unidos, 60% dos modelos de veículos vendidos entre maio de 2016 e maio de 2017 ofereceram sistemas de Afastamento da Faixa de Rodagem como uma característica de segurança padrão ou opcional". ⁵ O Highway Loss Data Institute estimou que até o ano de 2024 mais de 40% de todos os veículos cadastrados estarão equipados com o LDW como característica padrão ou opcional.⁶
Estes veículos equipados com ADAS utilizam câmeras para ajudar a manter o veículo na faixa. As marcações de pavimento com visibilidade aperfeiçoada e melhor retrorrefletividade em área úmida ajudam esses sistemas a detectar com mais segurança faixas numa ampla gama de condições.
As marcações de pavimento desempenham um papel importante na segurança rodoviária ao ajudar tanto os motoristas como os veículos com sistemas de câmeras a permanecerem na faixa correspondente e dentro da estrada. Porém, para que as marcações de pavimento sejam ainda mais efetivas, elas precisam ser visíveis em todo tipo de condições. Como vimos, as condições noturnas e chuvosas dificultam a visualização das marcações de pavimento padrões por parte dos motoristas, aumentando potencialmente o risco de acidentes, feridas e falecimentos.
Imagine de novo que você está dirigindo pela mesma estrada rural escura e chuvosa na qual estava ao começo deste artigo. Mas agora, as faixas são marcadas com as marcações de pavimento refletivas em áreas úmidas. Estas marcações utilizam uma ótica retrorrefletiva que neutraliza os efeitos da chuva e da água para proporcionar uma alta visibilidade de maneira consistente, seja durante o dia ou a noite, sob chuva ou frente a brilhos intensos. Agora você pode visualizar as linhas, permanecer na faixa e chegar a sua casa de maneira segura.
Este cenário está perfeitamente ao nosso alcance. Ao instalar marcações de pavimento refletivas em áreas úmidas, podemos ajudar a construir estradas mais seguras para o presente e o futuro.
Na 3M contamos com uma rede de Convertedores Autorizados de Sinais de Trânsito e Demarcação de Pavimento, capacitados para uma aplicação profissional em cada estrada.
¹Forbes. Most Dangerous Times to Drive, Jan., 2009.
²DOT/FHWA. Ten-year averages from 2005 to 2014 analyzed by Booz Allen Hamilton, based on NHTSA data, 2005-2014).
³BAAC (French road traffic database, government open data).
⁴NHTSA Fatality Analysis Reporting System (FARS), 2017
⁵SBD Automotive — ADAS Tracker — AUT 534. June 2016.
⁶Predicted availability and fitment of safety features on registered vehicles — 2017. Institute, Highway Loss Data. Vol. 34. No 28, September 2017.