Overhead shot of densely built urban area with skyscrapers, waterway, bridges and green space.

As Cidades do Futuro

Construir vias mais seguras em áreas urbanas em crescimento

  • Urban road with numerous cars, motorcyclists and pedestrians crowding one side.

    A população em áreas urbanas em todo o mundo cresceu de 751 milhões de pessoas em 1950 para 4,2 bilhões em 2018 — cerca de 55% da população global total. As projeções mostram que até 2050 68% da população global viverá em áreas urbanas, acrescentando 2,5 bilhões de pessoas às nossas cidades.

    A urbanização pode oferecer benefícios significativos para as pessoas em todo o mundo, incluindo acesso à eletricidade, internet e outras tecnologias, compartilhamento mais eficiente de recursos, acesso a empregos, educação e oportunidades econômicas, e muito mais. Contudo, com quase 7 bilhões de pessoas compartilhando espaço nas áreas urbanas, os planejadores urbanos têm um grande desafio pela frente. Onde as pessoas irão viver? Como continuaremos a garantir acesso às necessidades a medida que as populações crescerem? Como as pessoas se locomoverão?

    Conforme as cidades continuam a crescer, torna-se cada vez mais importante encontrar respostas para essa última pergunta. Mais pessoas nas áreas urbanas significa mais pessoas que precisam de transporte acessível, que compartilham as vias e as calçadas, e maior demanda de transporte público. Aqui estão alguns problemas que são particularmente importantes de se ter em mente.

  • Congestionamento de Trânsito

    Qualquer pessoa que viva em uma área urbana pode dizer que o trânsito é um fardo e que nossas vias estão sobrecarregadas. A menos que tratemos desse problema, ele continuará a aumentar com o crescimento da população, e os seus custos são significativos. Entre eles, os prejuízos para a economia, as emissões geradas pelo desperdício de combustível e uma redução da saúde e da qualidade de vida.

  • Segurança no Trânsito

    Os acidentes de trânsito e as vítimas fatais em áreas urbanas estão aumentando junto com as populações. De fato, as mortes em áreas urbanas aumentaram 34% desde 2009 nos Estados Unidos. Essas estatísticas pintam um quadro claro e preocupante: deslocar-se nas áreas urbanas pode ser perigoso, especialmente para usuários vulneráveis das vias como pedestres, ciclistas e motociclistas.

  • Igualdade de Transporte

    Conforme as populações crescem, os urbanistas e "city planners" precisam encontrar maneiras de oferecer transporte acessível, econômico e confortável para todos os cidadãos, independentemente da idade, sexo ou situação socioeconômica. A igualdade de transporte pode assumir várias formas no futuro, as quais discutiremos em mais detalhes na próxima seção.


Novas Abordagens da Mobilidade Urbana

  • Man wearing blazer and riding bicycle in urban area.

    Historicamente, os principais meios de transporte nas áreas urbanas eram os veículos particulares, o transporte público, os pedestres e os ciclistas. Esses meios de transporte tradicionais já representavam uma série de conflitos entre motoristas e os usuários vulneráveis das vias.

    Com o crescimento das áreas urbanas, os planejadores urbanos e engenheiros de trânsito precisarão encontrar maneiras inovadoras de oferecer transporte acessível para mais pessoas. Já estamos vendo alguns desses novos modos de transporte em nossas estradas na forma de aplicativos de compartilhamento de transporte, transporte multimodal e veículos de micromobilidade como scooters, e-bikes e ciclomotores, patinetes, bicicletas elétricas e skates elétricos. No futuro, com o avanço da tecnologia de veículos autônomos, poderemos ver um aumento dos ônibus, trens e táxis autônomos para criar mobilidade contínua.

    À medida que surgem novas formas de transporte público, precisamos desenhar e construir caminhos que se adaptem a esses novos meios e garantir que possam compartilhar o caminho de maneira segura.


Melhora da Segurança Urbana

  • Two construction managers in hard hats, with one pointing and one holding construction blueprints.

    Enquanto buscamos projetar e construir vias urbanas seguras e eficientes no futuro, precisamos abordar a questão com a mentalidade de que podemos reduzir e, até mesmo eliminar, os acidentes de trânsito e mortes em áreas urbanas. Vários grupos proeminentes estão trabalhando para atingir esse objetivo, incluindo a Vision Zero Network, Toward Zero Deaths e National Complete Streets Coalition.

    Esses grupos estão convocando planejadores urbanistas e engenheiros de trânsito para projetar ruas completas - ruas que são seguras e acessíveis para todos -, enquanto integram medidas de segurança que reduzem colisões, ferimentos e mortes. Aqui estão algumas recomendações para melhorar a segurança no trânsito em áreas urbanas.


  • Projetar Vias Mais Seguras

    Melhorar a segurança no trânsito em áreas urbanas começa com o projeto de vias mais flexíveis e intuitivas que ajudam a aumentar a visibilidade dos usuários vulneráveis das vias, implementar estratégias para acalmar o trânsito, reduzir os pontos de conflito entre vários modos de transporte e ajudar todos os usuários a se deslocar com segurança em diferentes situações. A FHWA (Federal Highway Administration) propôs várias medidas de segurança com esses objetivos em mente, incluindo a instalação de faixas exclusivas para conversão à esquerda e à direita nos cruzamentos, uso de dispositivos de segurança viária para aumentar a visibilidade das faixas de pedestres e uso de materiais retrorrefletivos nos sinais de trânsito e marcações de pavimento.

    Em áreas urbanas, as “road diets” (do inglês, redução de medidas das vias) podem ter um maior impacto na segurança viária. Normalmente, uma “road diet” envolve a redução de uma via de quatro faixas para uma de duas faixas, com uma faixa intermediária compartilhada. As vias de quatro faixas, originalmente construídas para acomodar o aumento do trânsito de veículos, apresentam uma série de desafios de segurança, incluindo:

     

    • Veículos que viram à direita ou à esquerda que se envolvem em colisões traseiras
    • Veículos que mudam de faixa com frequência
    • Veículos em alta velocidade
    • Acidentes com bicicleta em áreas onde motoristas e ciclistas compartilham espaço
    • Acidentes com pedestres quando eles atravessam várias faixas de trânsito

     

    A redução do número de faixas para veículos cria espaço para cruzamentos de alta visibilidade, ciclovias protegidas e faixas de pedestres mais visíveis no meio da quadra. As “road diets” combinadas com outras medidas podem oferecer benefícios de segurança significativos e reduzir os acidentes de trânsito entre 19 e 47%.


Dispositivos de segurança viária

  • Three road signs: stop, right turn only and pedestrian crossing.

    Os dispositivos de segurança viária, incluindo sinalização viária vertical, marcações de pavimento para sinalização horizontal, delineadores e barreiras, e marcações e faixas refletivas para veículos, desempenham um papel importante na promoção da segurança viária em áreas urbanas. Para garantir que os dispositivos de segurança viária sejam eficazes, lembre-se de algumas características importantes.


  • Sinalização de Trânsito

    A sinalização de trânsito comunica leis, direções, faixas de pedestres, limites de velocidade, zonas de trabalho e outras informações importantes que ajudam a aumentar a consciência e a confiança de motoristas, pedestres e ciclistas. A visibilidade é a característica mais importante da sinalização de trânsito, e a melhor maneira de garantir a visibilidade é usar películas altamente retrorrefletivas.

    A película retrorrefletiva reflete a luz de volta para os motoristas independentemente da posição da fonte de luz. Isso melhora a visibilidade em várias condições: dia ou noite, chuva ou sol. O último avanço em películas retrorrefletivas é o ASTM Tipo XI. As películas Diamond Grade™ da 3M cumprem com o ASTM Tipo XI e utilizam tecnologia prismática de cubo completo.

  • Marcações de Pavimento

    As marcações de pavimento ajudam os motoristas e ciclistas a verem e permanecerem em suas faixas. Isso é crucial em situações em que os motoristas compartilham a via com usuários vulneráveis. Como a sinalização viária, as marcações de pavimento precisam ser altamente visíveis em uma ampla variedade de condições, como à noite e em condições chuvosas.

    As marcações para pavimento incluem tachas retrorrefletivas de vidro que refletem a luz diretamente de volta para os motoristas, ciclistas e pedestres, tornando-as altamente visíveis mesmo em condições adversas.

  • Delineadores e Barreiras

    Os delineadores e barreiras podem demarcar ciclovias, faixas de pedestres, faixas de conversão e muito mais. Para que sejam eficazes, é importante que todos possam vê-los. Películas retrorrefletivas e painéis de sistema de delineamento linear (LDS) podem ser aplicados a esses dispositivos  para melhorar a visibilidade.

  • Marcações para Veículos

    A aplicação de faixas e outras marcações refletivas em veículos - principalmente veículos grandes e longos, como ônibus, carretas e caminhões - melhora a sua visibilidade, evitando colisões e acidentes.


Ajudar a criar vias urbanas mais seguras

  • A man wearing a tie holds a tablet and a woman wearing a fluorescent safety vest points to the tablet.

    Há mais de 80 anos, a 3M vem desenvolvendo soluções de infraestrutura para melhorar a segurança e a mobilidade de nossas estradas. E agora, à medida que as áreas urbanas se tornam mais povoadas, estamos entusiasmados em fazer parceria com planejadores urbanos e engenheiros de trânsito para repensar o futuro das vias urbanas.

    Estamos fazendo a nossa parte em parceria com líderes do setor, defensores da segurança, governos locais e outras partes interessadas na busca de um objetivo comum de zero mortes no trânsito em vias urbanas, projetando dispositivos de segurança viária que ajudam a construir estradas seguras para todos os usuários.